Os viveiros de mudas de cana-de-açúcar são unidades estratégicas para o fornecimento de espécies vegetais (sadias e de qualidade superior) para a formação de novos e produtivos canaviais.

Nesses ambientes de produção em série de mudas selecionadas de cana – as chamadas Mudas Pré-Brotadas de Cana (MPB) – , é imprescindível a existência e a utilização de equipamentos capazes de assegurar as condições fitossanitárias e a capacidade produtiva das jovens plantas.

No caso do cana-de-açúcar, isso significa evitar a ocorrência de problemas como, por exemplo, o raquitismo da soqueira e a doença do carvão, patologias que causam a queda da safra, a perda da produtividade e severos prejuízos financeiros.

Uma das tecnologias indispensáveis na rotina dos viveiros de mudas de cana são as Unidades de Tratamento Térmico (UTTs) Superohm, equipamentos projetados e desenvolvidos para erradicar os fitopatógenos comumente verificados no vegetal que é utilizado na fabricação de açúcar, álcool e etanol.

Unidade de Tratamento Térmico para Cana-de-açucar

A termoterapia é um dos métodos mais utilizados na eliminação de doenças relacionadas à cana-de-açúcar.

Devido à sua eficácia, trata-se de um método de tratamento térmico bastante difundido e aplicado em viveiros de mudas de cana (produção de MPB).  

Na prática, a termoterapia de mudas de cana é realizada com toletes ou gemas individuais, que são colocados em Unidades de Tratamento Térmico.

Tanto as Unidades de Tratamento Térmico para Viveiros (capacidade de 300 litros) quanto as Unidades de Tratamento Térmico de Grande Porte (capacidade de 1200 a 5000 litros) fabricadas pela Superohm são, atualmente, equipamentos imprescindíveis para a produção de mudas sadias de cana.

As UTTs Superohm são tecnologias essenciais para que produtores e usinas de cana-de-açúcar garantam a qualidade fitossanitária de suas áreas produtivas e a competitividade de seus negócios.

Uma das tecnologias indispensáveis na rotina dos viveiros de mudas de cana são as Unidades de Tratamento Térmico (UTTs) Superohm, equipamentos projetados e desenvolvidos para erradicar raquitismo da soqueira e a doença do carvão comumente verificados na cana-de-açúcar utilizada na fabricação de açúcar, álcool e etanol.
Tecnologia indispensável na rotina dos viveiros de mudas de cana é a Unidade de Tratamento Térmico (UTT) Superohm, equipamento projetado e desenvolvido para erradicar raquitismo da soqueira e a doença do carvão comumente verificados na cana-de-açúcar.

Doenças da cana-de-açúcar

Entre os vários fatores que interferem na qualidade da brotação da cana-de-açúcar, as doenças são, provavelmente, os que causam maior preocupação entre gestores de usinas, agrônomos e produtores em geral. 

A produção canavieira nacional é afetada por inúmeras doenças. Mas entre as principais patologias agronômicas que provocam grandes danos e prejuízos às lavouras de cana destacam-se o raquitismo da soqueira e a doença do carvão.

Raquitismo da Soqueira (Leifsonia xyli subsp. Xyli)

Em todo o mundo, uma das doenças mais prevalentes em áreas de plantio de cana-de-açúcar é o raquitismo da soqueira.

Cabe explicar que a soqueira é o emaranhado de raízes remanescentes no solo, após o corte da cana-de-açúcar.

A doença – que foi inicialmente descrita em 1944, na Austrália – é causada pela bactéria Leifsonia xyli subsp. Xyli e pode causar perdas físicas de até 50% em plantações de cana.

Basicamente, o raquitismo da soqueira é transmitido de plantas contaminadas para espécies sadias, geralmente durante a etapa de corte mecanizado de cana. Ou seja, as próprias lâminas das colheitadeiras se encarregam de propagar a doença na fase de corte da cana.   

Doença do Carvão (Ustilago scitaminea)

Outro problema que afeta a produtividade dos canaviais do Brasil é a doença do carvão, cujo vetor é o fungo Ustilago scitaminea.

A patologia é caracterizada pela presença de um chicote coberto por uma fuligem preta, semelhante à poeira de carvão, que provoca danos estruturais e afeta o crescimento da planta.

A doença do carvão é uma patologia sistêmica, que é propagada por mudas e pelo vento e que compromete o desenvolvimento de colmos da cana-de-açúcar.

Tratamento térmico de cana-de-açúcar

O sucesso da brotação da cana-de-açúcar está relacionado a vários fatores, entre os quais o tipo de solo, estratégias de plantio, variedades da planta, condições climáticas e hídricas, forma de enraizamento e o fornecimento de mudas sadias.

Quando se deseja o desenvolvimento de mudas de qualidade, é fundamental a utilização de uma Unidade de Tratamento Térmico (UTT) Superohm para erradicar doenças como o raquitismo da soqueira e o carvão-da-cana.

A termoterapia envolve a submissão de toletes de cana a níveis variáveis de temperatura da água e de tempo de imersão:

  • tratamento com duração de 2 horas a 50,5°C

ou

  • tratamento com duração de 30 minutos a 52°C

Vale destacar que o tratamento térmico por meio de UTTs Superohm é uma ação preventiva e anterior ao processo de produção de MPB.

o raquitismo da soqueira é transmitido de plantas contaminadas para espécies sadias, geralmente durante a etapa de corte mecanizado de cana. Ou seja, as próprias lâminas das colheitadeiras se encarregam de propagar a doença na fase de corte da cana.
Unidades de Tratamento Térmico Superohm: Equipamento para tratar termicamente as doenças da cana-de-açúcar.

11 Vantagens das Unidades de Tratamento Térmico para Viveiro da Superohm

  • Fácil operação
  • Contagem automática do tempo de tratamento
  • Avisos sonoro e visual ao final do tratamento
  • Precisão de temperatura
  • Comando pré-programável com memória
  • Sistema de agitação/circulação (garante homogeneidade no tratamento dos toletes)
  • Sistema de drenagem para o esgotamento do tanque
  • Possibilidade de limpeza do filtro
  • Cesto extra para carregamento/descarregamento de toletes
  • Tanque químico (opcional) para sequência do tratamento térmico
  • Sistema de proteção por pressão e vazão

Superohm: Equipamentos Científicos

A Superohm é uma empresa especializada no projeto, fabricação e comercialização de equipamentos científicos de alta tecnologia.

Há mais de 50 anos, a Superohm – companhia instalada no município de Piracicaba (SP) – desenvolve dispositivos para uso científico como câmaras climáticas, ultra freezers e Unidades de Tratamento Térmico que equipam laboratórios, unidades técnicas e áreas de pesquisa industrial.

Saiba mais:

Câmara Climática para Laboratório

Câmara Climática para Calibração de Sensores

Câmara Climática para Validação (Shelf Life)

Ultra Freezers de Bancada

Ultra Freezers Horizontais

Ultra Freezers Verticais

Unidade de Tratamento Térmico de Grande Porte

Unidade de Tratamento Térmico para Viveiro

Superohm

Equipamentos Científicos

Telefones: (19) 3421-2234

WhatsApp: (19) 3421-2234

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/superohm/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCqX864yPCUmsQuKUKEevn7g

Instagram: https://www.instagram.com/superohmequipamentos/

Facebook: https://www.facebook.com/superohmequipamentos/

Open chat
Perguntas? Ficarei feliz em ajudar...
Podemos ajudar! Fale com um especialista.